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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/3FCLE9H
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2013/12.12.17.25.36
Última Atualização2015:03.10.19.24.42 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2013/12.12.17.25.37
Última Atualização dos Metadados2021:02.11.18.16.27 (UTC) administrator
Rótulolattes: 7752228013890691 1 SilvaFonsZana:2013:ApCoLQ
Chave de CitaçãoSilvaFonsZana:2013:ApCoLQ
TítuloAplicação do Controlador LQR em Manobras de Rendezvous para Satélite Artificial em Órbita LEO
FormatoDVD
Ano2013
Data de Acesso05 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho509 KiB
2. Contextualização
Autor1 Silva, William Reis
2 Fonseca, Ijar Milagre da
3 Zanardi, Maria Cecília Franca de Paula Santos
Identificador de Curriculo1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JHD8
Grupo1 CMC-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
2 DMC-ETE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 unesp
Endereço de e-Mail do Autor1 reis.william@gmail.com
2 ijar@dem.inpe.br
3 cecilia@feg.unesp.br
Endereço de e-Mailreis.william@gmail.com
Nome do EventoSimpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 11 (SBAI) e Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações, 11 (DINCON).
Localização do EventoFortaleza
Data2013
Título do LivroAnais
Tipo TerciárioArtigo
Histórico (UTC)2013-12-12 17:25:37 :: lattes -> administrator ::
2021-02-11 18:16:27 :: administrator -> marcelo.pazos@inpe.br :: 2013
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveDinâmica Orbital
Rendezvous
Controlador LQR
Equação de Hill-Clohessy-Wiltshire
ResumoThis work aims to realize a study of rendezvous maneuvers between satellite atmospheric reentry (SARA), regarded as a chaser vehicle, and a target vehicle in orbit LEO permanent. A theoretical study of the dynamic equations for the relative motion, proposed by Hill-Clohessy-Wiltshire, and a study of control system for such rendezvous maneuver is performed, considering the dynamics of the actuators negligible. The control technique of multivariable Linear Quadratic Regulator (LQR) is used as a method to design the control system making use of the computational tool MATLAB. In simulations of rendezvous maneuvers, it was used as a strategy, approaches between the chaser and target vehicles by V-bar and its was analyzed the temporal evolution of the position, velocity and the force required to the control with the intention to evaluate the response speed of such control system. With the graphical visualization of 3D maneuvers, it is observed that the LQR control technique applied to the problem was adequate and with satisfactory results. Stresses those, to design, understand and manipulate controllers for orbital maneuvers of rendezvous accurate can make the difference between success or failure of a project that certainly involves high budget. RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo de manobras de rendezvous entre o Satélite de Reentrada Atmosfé- rica (SARA), considerado como um veículo perseguidor, e um veículo alvo em órbita permanente LEO. Um estudo teórico da modelagem das equações dinâmicas de movimento relativo, propostas por Hill-Clohessy-Wiltshire, e um estudo do sistema de controle para tais manobras de rendezvous é realizado, considerando a dinâmica dos atuadores desprezíveis. A técnica de controle de multivariáveis Regulador Linear Quadrático (LQR) é utilizada como método para projetar o sistema de controle fazendo uso da ferramenta computacional MATLAB. Nas simulações das manobras de rendezvous, utilizou-se como estratégia, aproximações entre os veículos perseguidor e alvo por V-bar e são analisadas a evolução temporal da posição, velocidade e da força necessária para o controle com a intenção de avaliar a velocidade de resposta de tal sistema de controle. Com a visualização gráfica das manobras em 3D, observa-se que a técnica de controle LQR aplicada à planta do problema mostrou-se adequada e com resultados satisfatórios. Salienta-se que projetar, entender e manipular controladores cada vez mais precisos para manobras orbitais de rendezvous pode fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso de um projeto que certamente envolve alto orçamento.
ÁreaETES
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Aplicação do Controlador...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDMC > Aplicação do Controlador...
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4. Condições de acesso e uso
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Idiomapt
Arquivo Alvosilva_aplicacao.pdf
Grupo de Usuárioslattes
marcelo.pazos@inpe.br
Grupo de Leitoresadministrator
marcelo.pazos@inpe.br
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhoiconet.com.br/banon/2006/11.26.21.31
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
8JMKD3MGPCW/446AF4B
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor isbn issn lineage mark nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)marcelo.pazos@inpe.br
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